quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Frutos Partenocárpicos



Os frutos partenocárpicos são formados a partir do ovário, sem que tenha ocorrido a fecundação, portanto, não formam sementes por não desenvolver os óvulos. Existem frutos que naturalmente são partenocárpicos como a banana, limão taiti e laranja baiana..

Mas existem casos cada vez mais frequentes de partenocarpia induzida, como é caso da nectarina, melancia, tomate.

Alguns hormônios vegetais, como giberelinas e auxinas, podem ser aplicados na época da floração para estimular a partenocarpia. Assim, podem ser obtidos diversos frutos sem sementes e de boa qualidade, como melancia abóbora, berinjela, e outras.
                  
                               

Pseudofrutos


                                                              Pseudofrutos


O que são

Pseudofrutos, também conhecidos como falsos frutos, são estruturas vegetais suculentas (ricas em suco) que não são frutos, pois não são originários do ovário da planta. Desenvolvem-se de um tecido de planta ao lado de uma flor.


Tipos de pseudofrutos e exemplos

Pseudofrutos simples
São aqueles que se originam a partir do desenvolvimento do receptáculo ou do pedúnculo de uma única flor. Exemplos: pera, maça e caju


                                                                   


Pseudofrutos compostos
Também conhecidos como pseudofrutos agregados, são aqueles que se originam a partir do receptáculo de uma flor, com múltiplos ovários.
Exemplos: morango e framboesa

                                                    

Pseudofrutos múltiplos (infrutescências)
São aqueles originários do desenvolvimento de ovários de várias flores de uma inflorescência (parte da planta onde estão as flores), que crescem unidas numa única estrutura.
 Exemplos: figo, amora e abacaxi.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

                                                              Babosa




Aloe succotrina e Aloe vera são espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa, gel natural e aloés . São nativas do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha. Pela legislação brasileira, somente cosméticos e medicamentos fitoterápicos podem ser fabricados industrialmente a partir da planta. Alimentos à base de babosa, como sucos e isotônicos vendidos em outros países, no entanto, já estão autorizados a serem produzidos, pois já foram feitas pesquisas relacionadas a segurança alimentar. . Geralmente, é utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase etc). Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e mesmo citações na Bíblia deixam claro que era comum o uso desta planta na antiguidade. , é comum encontrar produtos de venda livre em farmácias, drogarias, supermercados ou até em detergentes ou em xampus e condicionadores. Apesar de alegações sobre possíveis propriedades curativas da Aloe, não existem estudos que comprovem estas afirmações.


                                 

Plantas do Nosso Canteiro

                                                           Boa Noite

Catharanthus roseus ou vinca-de-madagáscar, também conhecida como vinca-de-gato, simplesmente como vinca, também boa-noite, beijo da mulata e maria-sem-vergonha é uma pequena planta endêmica de Madagáscar. Na natureza selvagem esta espécie encontra-se em processo de extinção, isso deve-se ao processo de destruição do habitat pela queima com objetivo de aumentar áreas para agricultura. Mesmo assim, a vinca-de-madagáscar é cultivada em muitas regiões que apresentam clima tropical e subtropical, ocorrendo um processo de naturalização a estes novos lugares. Esses estudos revelaram que as folhas deC. roseus contêm o alcalóide vimblastina, que é muito eficaz no tratamento de alguns cânceres - combatendo principalmente a leucemia.



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

                                                                     Romã

Conhecido como romã e cientificamente como Punica granatum, com características de uma planta de porte arbustivo, originária de Oriente Médio onde cresce silvestre principalmente na palestina e hoje mundialmente difundida, geralmente atinge 2,5 metros. Seu tronco é reto e ramifica-se intensamente logo acima do colo da planta com pouco mais de 30 cm de diâmetro, de coloração acinzentada se avermelhando nos ramos mais novos. Suas folhas são glabras cartáceas e lustrosas, de coloração verde brilhante e semidecíduas, formam copa pequena e arredondada. Com origem na Grécia, Síria e Chipre, seu preço custa 12 reais o kilo.






                                                                     Sapoti

   Conhecido popularmente como sapoti e cientifico como Manilkara zapota, uma fruta saborosa, proveniente da América  Central, foi espalhada para outros continentes, sua origem e da América Central . É encontrada em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname dente outros. No Brasil, é encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste, como nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte em razão destas localidades possuírem clima tropical, quente e úmido ou seco, favorável ao seu crescimento. É encontrado com o preço de 3 reais.







                                                                  Jujuba


Jujuba (Ziziphus jujubas ou Ziziphus zizyphus) é uma planta da família das Ramnáceas. Originária da Ásia, está presente no Brasil da Bahia a São Paulo. É uma pequena árvore, originária das regiões quentes, também conhecida pelas designações vulgares de açofeifeira , jujubeira, açofeifa, açofaifa e açofaita.
Tem cerca de 5 a 6 m de altura; o seu tronco é tortuoso, possui ramos pendentes e providos de espinhos erectos, que se desenvolvem em grupos de dois; as folhas são oblongas, lustrosas, alternas e têm cerca de 3 cm de comprimento; e as suas flores são pequenas e apresentam uma coloração amarela. Os seus frutos, designados vulgarmente por açofeifa ou jujuba, são constituídos por drupas de cor vermelha por fora e amarela por dentro quando maduras, são doces e comestíveis. Cultiva-se no Algarve, Portugal, para o aproveitamento dos seus frutos, que podem ser consumidos quer em fresco quer em passa.

                                                                    Groselha



A groselheira (Ribes uva-crispa, sin. R. grossularia L.) é uma espécie das Ribes, nativa da Europa, da África setentrional e do Sudoeste asiático. É uma das muitas espécies semelhantes no subgênero Grossularia; para as outras espécies relacionadas, ver a página sobre o gênero Ribes.
Embora comumente classificada como um subgênero das Ribes, alguns taxonomistas a reconhecem como um gênero separado, embora os híbridos entre a groselheira e a groselheira-negra — cujo fruto é o cassis — sejam possíveis. O subgênero Grossularia em algo difere da groselheira-negra, principalmente nos caules espinhosos e nas flores que crescem juntas em até três unidades por ramo, e não em racemos.
O fruto (ou pseudobaga) da groselheira, a groselha, é usado na fabricação de xaropes e na culinária de sobremesas.




                                                               Framboesa

Nome Científico é Rubus idaeus e conhecido como Framboesa da Família do Rosacea e com a categoria: Arbustos, Árvores Frutíferas, Frutas e Legumes,Medicinal, Plantas Hortícolas é encontrado em clima Temperado com a origem na Ásia, Europa, sua altura e de 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros a luminosidade deve ser o Sol Pleno
com o Ciclo de Vida: Perene, seu preço e 4 reais o Kg.


                          




Fruta Pinha 

Nome popular é anona , ata, pinheira, ateira, fruta-de-conde, pinha e quaresma, e seu nome cientifico e Annona squamosa com origem nas  Antilhas, sua característica é  árvore de tamanho variável, podendo atingir até 7m. de altura de acordo com a espécie, flores frequentemente carnosas, de coloração esverdeada ou branco-amarelada. Florescem ao longo de todo ano. Com o consumo através de POLPA produzindo sucos e diversos e através do consumo pela própria fruta que é bem saborosa. São produzidos em  São Paulo, Bahia , Paraná , dentre outros, com o preço de 5 reais o Kg.








                                                    Tamarino

Nome popular: Tamarino
Nome Científico: Tamarinus
Origem: Savana Africana
Característica: O fruto tamarino é uma vagem alongada com 5 a 15 cm de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido cítrico.
Modo de consumo: é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.
Locais onde é produzido: África
Preço: 70,00 R$ (unidade de muda)





                                                                    Garanadilha

Nome popular: Granadilha
Nome Científico: P. Ligularis
Origem: Ela cresce entre o sul e norte da Argentina e norte do México. Fora da sua localização natural ela cresce nas montanhas tropicais da África e Austrália.
Característica: A fruta tem tom variante de laranja para amarelo com pequenas marcas claras. Possui forma redonda com uma ponta que termina no tronco. Tem entre 6,5 e 8 cm de comprimento e de 5,1 e 7 cm de diâmetro.
Locais onde é produzido: México, África, Austrália e Argentina.
Preço: 9,00 R$ (a unidade)




                                                                    Manga

    Manga ou Mangifera indica é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarela,laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. São usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.
    Foi introduzida na Califórnia em Santa Barbara nos anos de 1880, a manga contém 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitaminas A, B e C. É cultivadas em climas tropicais e subtropicais, quando a manga está pronta pra ser colhida, ela se torna fácil a tirada do pé, com um simples puxão.

                       

Frutos Exóticos



                                                                Kiwi

Conhecido como kiwi e cientificamente como Actinidia delicios sua característica e uma fruta de cultivares mais comuns são ovais, com o tamanho de um ovo de galinha de 5 a 8 comprimento e de 4,5 a 5,5 cm de diâmetros. Fruto com casca fibrosa, baça, castanho-esverdeada, que recobre uma polpa verde brilhante ou verde-amarelada que contém fileiras de pequenas sementes comestíveis.
Alguns do elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentas defesas do organismo. O kiwi e declarado o fruto nacional da república popular da China.


                            


                                                                 Bacuri


É conhecido como bacuri, e cientifico se chama Platonia insignis, é uma árvore decídua de estação seca, com 25 a 40 metros de altura. Tem folhas de 8 a 15 centímetros de comprimento, lanceoladas, coriáceas, flores rosadas de 5 a 7 centímetros, com 5 pétalas e números estames. O fruto são bagas grandes, globo rosas e amarelas, com polpa amarela e epicarpo amarelo. É uma árvore com origem na Amazônia, que tem como principal produtor e consumidor o Pará. O preço em kilo passou de 10 reais em 2005 para 20 reais na atualidade, é bastante apreciada na culinária em forma de sovertes, licores, tortas, geleias e etc.


                                           

domingo, 9 de novembro de 2014

                                                                   Maná


Seu nome popular é cubiu, topiro, cocona, tomate de índio ou maná cubiu, com nome cientifico de Solanum sessiliflorum, sua característica é um fruto bastante nutritivo de sabor e aroma agradável. Na amazônia o cubiu e usado pela população tradicionais como alimento, medicamento e cosméticos.
É uma fruta originária da amazônia e foi introduzida em Antonina, no litoral do Paraná como um projeto de recuperação de áreas florestais degradadas, o maná pode ser consumido em natural, principalmente como tira goste de bebidas e sucos, doces, geleias e compotas.


 

sábado, 8 de novembro de 2014

                                                              Camu-Camu

      Camu-camu, também chamada de "camucamu", "caçari", "araçá-d'água", ou ainda "camocamo" Myrciaria dubia é uma árvore frutífera da AmazôniaAs frutas tem o segundo mais alto teor de vitamina C no mundo (30 vezes mais do que a laranja) geralmente com 2800 mg/ 100g de fruto, podendo chegar a mais de 6.000 mg/ 100 g do fruto, contra uma média de 1.700 mg/ 100 g da acerola. Sua origem foi em Bolívia, Brasil (Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima), Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela, O camu-camu é da mesma família da goiaba e da jabuticaba. Na Amazônia peruana, onde é bastante consumido, é utilizado para o preparo de refresco, sorvete, picolé, geleia, doce, licor, ou para conferir sabor a tortas e sobremesas.Quando a produção de camu-camu destinar-se a comercialização em locais distantes, ou quando esta se efetivar durante um longo período, os frutos devem, de preferência, ser processados, ou seja, transformados em polpa congelada.Características da planta: Arbusto geralmente com 3 metros de altura, caule de casca lisa. Folhas lisas, avermelhadas quando jovens e verdes posteriormente. Flores alvas, aromáticas, reunidas em inflorescências.

                                                                     Abiu

             Abiu vem do tupi-guarani e significa Fruta com ponta. Fruto típico da região amazônica. Cresce espontaneamente na Amazônia, adaptando -se para cultivo nas regiões litorâneas do Oiapoque (AP) até Santos. Cultivada em quase todo o país, prefere solos profundos e humosos. Multiplica-se por sementes, produzindo 200 frutos por árvore, podendo atingir até 1.000 frutos.
              Árvore frequentemente com até 10 metros de altura, tronco de casca áspera, copa densa e esgalhada.
               Folhas lisas e brilhantes.
               As flores são pequeninas, brancas com pétalas amarelo-avermelhadas e aparecem diretamente do tronco, nos ramos desnudados abaixo das folhas.
               A forma da fruta difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutos inteiramente redondos, ovais e mesmo alongados, globo loso todos eles do tamanho aproximado de um ovo grande de galinha ou de pata. Sua superfície é lisa e contém uma polpa gelatinosa, branca ou amarelada, às vezes adocicada, às vezes sem sabor e, às vezes, para o prazer de muitos, dulcíssima. A polpa branca é mucilaginosa e muito doce, e envolve uma a quatro sementes lisas e pretas. Pode ser consumida ao natural ou como geleia.
               Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro - que sai da casca da árvore -são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.
               A fruta é aproveitada quase sempre in natura podendo, porém, ser conservada até uma semana, quando refrigerada, ou então, processada como geleia.
               Frutificação de janeiro a março. Seis sementes de Abiu conta em torno de 20 reais.




                                                               Cajá Manga

      Spondias dulcis , conhecido popularmente pelos nomes cajá-mangacajácajarana,taperebá-do-sertão e cajá-anão , é uma árvore da família das anacardiáceas. É originário do Arquipélago da Sociedade, na Oceania . Está presente em quase todo o território brasileiro, em especial na Região Nordeste do Brasil bem como noutros países como é o caso de São Tomé e Príncipe.
      A árvore do cajá-manga pode atingir até 15 metros de altura. O fruto tem formato cilíndrico, com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro, podendo pesar até 380 g. É um fruto de casca lisa e fina, que possui coloração amarelo brilhante, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando maduro, com endocarpo revestido de espinhos (macios) irregulares. É muito utilizada no preparo de sumoscocktailslicores e sorvetes. Seu preço varia de lugar, como 6 cajá manga por 2 reais.

                                                                   Buriti
      Nomes populares do buriti é carandá-guaçu, carandaí-guaçu, miriti, muriti, palmeira-buriti, palmeira-dos-brejos. O buriti é uma palmeira com 25 a 50 metros de altura e 50 cm de diâmetro, porte elegante, estipe reto e simples.
Possui folhas grandes, dispostas em leque, em formato de estrela. Além de ser a mais alta das palmeiras brasileiras, é também uma das mais elegantes, vegetando isolada ou socialmente, em pequenos grupos, de preferência nos terrenos panta sonosCaracterísticas gerais: palmeira robusta e elegante de 20-30 m de altura, com tronco (estipe) solitário e ereto, sem ramificação, liso e com anéis uniformemente espaçados, de 30-60 cm de diâmetro. No ápice do estipe encontra-se uma coroa de 20 folhas de até 4 m de comprimento. É uma planta dióica ou polígamo dióica, ou seja, existem indivíduos com flores masculinas e indivíduos com flores femininas e hermafroditas       Regiões de ocorrência em toda a Amazônia, Nordeste, Centro Oeste e Brasil Central, atingindo seu limite austral no norte do estado de São Paulo. Também ocorre no norte da América do Sul. Inúmeros produtos úteis do buritizeiro são aproveitados pelas populações ribeirinhas de sua região de ocorrência, tanto na sua alimentação como em outras necessidades diárias: bebida natural ou fermentada, sabão caseiro, material para casa, óleo e doces dos frutos, fécula e um líquido potável. O Kilo do Buriti custa 10 reais.



                                                                    Pequi

       É uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na culinária sertaneja, dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e no palato.
       Na região que circunda a cidade industrial de Catalão, o pequi era utilizado tão somente para a fabricação do Sabão de Pequi, de propriedades terapêuticas. O fruto pode ser apreciado em variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Além de doces e sorvetes.
      Sua polpa macia e saborosa deve ser comida com bastante cuidado, uma vez que a mesma recobre uma camada de finos espinhos que, se mordidos, fincam-se na língua e no céu da boca, provocando dores intensas, risco este que deixa de existir, uma vez assimilada a técnica de degustação que é de fácil aprendizado. Recentemente, foi descoberta uma propriedade do óleo de pequi que, antes mesmo de poder ser explorada pelo Brasil, já foi patenteada por japoneses. Cada saco de pequi custa 10 reais.


 
 
                                                                  Jaboticaba

Nome cientifico é Myrciaria caulifora e uma árvore que chama-se jabuticabeira. Esta fruta silvestre é típica da Mata Atlântica. A planta perenifólia, higrófila e que exige sol de moderado a pleno. A árvore, de até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro. As folhas, simples, têm até sete centímetros de comprimento. Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre. A jabuticabeira pode custa 3,14 por Kg.


                                                                 Umbu

      Seu nome popular imbu, imbuzeiro, umbu, seu nome cientifico é Spondias tuberosa arruda , sua característica é uma árvore de crescimento lento, sua copa é esgalhada, densa, baixa de ramos tortuosos e coberto de abundantes folhagem. Seu tronco e revestido por asca lisa com presença de saponina, seus frutos são carnosos, de forma levemente arredondada de cor amarela-esverdeada quando maduros.
      São produzidos Caetite e uma das cidades da região sudoeste em que a tradição do umbu e mantida tradicionalmente, seu preço é 3 reais.


Frutos Nacionais

                                                                     Seriguela


      Seu nome popular é Spondias purpurea, e conhecido popularmente como Seriguela, Ciriguela e Siriguela, sua origem vem da América Central, América do Norte, América do Sul, Bolívia e Brasil. A seriguela é uma árvore decídua e frutífera d mesma família do Caju, seu caule é um tanto tortuoso e ramificado desde á base, os aspectos típicos das árvores do cerrado e caatinga. O fruto é dupla de casca fina, brilhante e cor alaranjada e vermelha, sua polpa e amarela, aromática, ácida, doce e suculenta com uma semente grande do tamanho de uma azeitona.
      Seu consumo são versáteis e muito utilizado na gastronomia brasileira, onde pode ser consumido in natura, como tira gosto de cachaça, sorvete, licores, doces, vinhos e sucos. Ela é originada de regiões tropicais da América, e se tornou conhecida em diversas parte do mundo como na África e Índia. Seu preços no mercado varia em torno de 3 a 5 Reais, dependendo de cada região.