domingo, 22 de junho de 2014

Os Fungos

O reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos.Os fungos são classificados num reino separado das plantas , animais , e bacterias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota e que partilham um ancestral comum.
A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botanica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais do que das plantas.Abundantes em todo mundo, a maioria dos fungos é inconspícua devido ao pequeno tamanho das sua estruturas, e pelos seus modos de vida crípticos no solo, na matéria morta, e como simbiontes ou parasitas de plantas, animais, e outros fungos. Podem tornar-se notados quando frutificam, seja como cogumelos ou como bolores.Os fungos desempenham um papel essencial na decomposição da materia organica e tem papeis fundamentais nas trocas e ciclos de nutrientes. 
O reino dos fungos abrange uma enorme diversidade e taxons, com ecologias, estratégias de ciclos de vida e morfologias variadas, que vão desde os quitridios aquáticos unicelulares aos grandes cogumelos. Contudo, pouco se sabe da verdadeira biodiversidade do reino Fungi, que se estima incluir 1,5 milhões de espécies, com apenas cerca de 5% destas formalmente classificadas. 
Os fungos têm uma distribuição mundial, e desenvolvem-se numa grande variedade de habitats, incluindo ambientes extremos como desertos ou áreas com elevadas concentrações de sais ou radiaçoes ionizantes, bem como em sedimentos de mar profundo.Alguns podem sobreviver às intensas radiações ultravioleta e cosmica encontradas durante as viagens espaciais.A maioria desenvolve-se em ambientes terrestres, embora várias espécies vivam parcial ou totalmente em ambientes aquáticos, como o fungo quitridio Batrachochytrium dendrobatidis, um parasita responsável pelo declinio global das populaçoes de anfibios.

Reprodução:

A reprodução assexuada por meio de esporos vegetativos(conidios)ou através da fragmentação do micelio é comum; ela mantém populações clonais adaptadas a um nicho ecologico específico e permite uma dispersão mais rápida do que a reprodução sexuada.

A reprodução sexuada com meiose existe em todos os filos de fungos, exceto Glomeromycota . Difere da reprodução sexuada de animais e plantas. Existem também diferenças entre grupos de fungos, as quais podem ser usadas para discriminar espécies em função de diferenças morfológicas nas estruturas sexuais e das estratégias de reprodução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário